O exemplo de Songdo

 

Songdo, na Coreia do Sul, é considerado o município mais próximo de uma 'Cidade inteligente', tema do 10º Encontro Nacional da ANID, que ocorre entre os dias 09 e 11 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa. O projeto de criação começou em 2003 e ganhou agilidade a partir de 2009, quando um programa de estímulos a investimentos foi lançado pelo governo local. O projeto deve se consolidar antes mesmo do prazo, em 2018. Desde 2011, no entanto, o lugar já vem sendo povoado. Em 2013, a população era de 67 mil habitantes. A expectativa é que até 2020 sejam 250 mil moradores.

Sensores subterrâneos detectam as condições de tráfego e reprogramam os semáforos sempre que necessário. Postes com sensores detectam movimento de pessoas e acendem a iluminação ou a intensificam somente quando necessário. Um lago e um canal abastecidos com água do mar mantêm a umidade sem sacrificar a água potável e também são usados como via de transporte para táxis aquáticos. Um sistema pneumático de gestão de resíduos se espalha por toda a cidade, o que praticamente elimina a necessidade de coleta de lixo e alivia o trânsito.

Além disso, o planejamento levou em consideração várias opções de mobilidade e a disseminação de espaços verdes. A pergunta que não quer calar é se teremos condições de um dia chegar a esse ponto. Para termos essas e outras respostas, somente comparecendo ao evento que, neste ano, não terá cobrança de ingressos. Mas é importante se apressar, porque as vagas são limitadas. Para se inscrever é só acessar http://www.anid.org.br/10encontro/inscricao.php.

Compartilhar esta notícia