Oficina de programação

O grupo “Meninas da Computação”, da UFPB, vai ministrar a oficina de programação “Construir um app para Android”, durante o 11º Encontro Nacional da Anid. A oficina será no dia 9, a partir das 14h, na sala “Oficinas 2” e está aberta para os participantes do 11º Encontro da Anid.

A oficina é uma programação do Seminário MulheresTec, evento paralelo ao 11º Encontro da Anid. É gratuita e é necessário levar o computador (notebook). Consiste em orientações e treinamento no uso do “App Inventor”, uma Plataforma open source desenvolvida no MIT.

O usuário não precisa ter um conhecimento aprofundado de linguagem de programação e estará apto a desenvolver um aplicativo Android. Pode-se executar qualquer ideia, pois as possibilidades de uso são bastante vastas.

A plataforma é vinculada a uma conta de e-mail do Google, o G-Mail; os trabalhos criados ficam salvos e são acessados através dessa conta. Podem ser compartilhados infinitamente.

As Meninas da Computação já realizaram diversas oficinas, além de aulas em escolas de Ensino Médio. “A turma desperta muito interesse conforme avançamos com a oficina, ainda mais quando começamos a fazer os testes pelo celular. A pessoa vê na prática o que executou, explica Andréa Brito do Nascimento, uma das instruturas.”

Um aplicativo que habitualmente é ensinado é o “Sacode”: ao movimentar o celular, a cor da tela muda. Outro, auxilia para problemas auditivos, a pessoa fala e o aplicativo escreve o texto conforme a fala.

O “Meninas da Computação” é um grupo formado por estudantes de Ciência da Computação da UFPB, coordenado pelas professoras Josilene Aires e Giorgia de Oliveria Mattos. Desenvolve projetos de extensão e pesquisa voltados para o empoderamento das mulheres em cursos da área da tecnologia.


11º Encontro Nacional da Anid
Data: de 7 a 9/11/2018
Horário: das 9h às 18h
Local: Centro de Convenções de João Pessoa
Endereço: PB 008, KM 5 – Pólo Ecoturístico do Cabo Branco, João Pessoa

Participe, inscreva-se aqui.

O 11º Encontro Nacional da Anid tem o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br); Artigo 19.

A Anid é uma associação sem fins lucrativos. Promove os direitos à inclusão digital e social no Brasil através do acesso à Internet. Trabalha pelo exercício da cidadania através do acesso às ferramentas digitais, abreviando a escassez de recursos tecnológicos.

 

 

Compartilhar esta notícia